20 julho, 2011

Visão de um Aprendiz


Fortalecendo na coluna do norte, temos a visão privilegiada onde podemos perceber, examinar e a fazer nossas conclusões como aprendiz, pois ainda não temos total visão de como um maçom o tem.

Tudo é novo, um mundo repleto de simbolismo. Cada gesto e cada sinal tem um significado. Creio ser este o desafio do neófito, de descobrir o que cada um representa. Seus olhos como de uma criança esta dentro de um mundo novo onde tudo é novidade.

Também como uma criança que ainda não sabe falar, aprende o segredo do silencio. Uma vez um irmão Mousinho me disse que, em sua época, não lhe era permitido nem o aprendiz a falar. Hoje, em alguns momentos, ele tem a palavra. Achei aquilo um absurdo, mas analisando com mais calma, vejo que é até um privilegio do aprendiz se calar.

Eu como um perfeito tagarela como sempre fui, para enganar minha total timidez, hoje isso é uma lição de vida, pois se refletiu até no meu mundo profano esse pequeno aprendizado.

O Silêncio é a arma do sábio, pois ao ouvir, analisa com calma, respira e guarda no fundo de sua mente. Esta atitude era uma barreira em minha vida, nunca conseguir ouvir uma critica sem responder logo em seguida. Aos poucos venho vencendo essa característica que há anos vinha tentando mudar e que cheguei a achar que era quase impossível.

Mas percebo que já comecei a trabalhar a pedra bruta, já dei minha primeira talhada, de milhões que ainda terei que dar em minha longa vida. E se todo maçom, mesmo sendo mestre, tivesse o privilegio de colocar seu avental de aprendiz e, ao menos uma vez, voltar a sentar na coluna de aprendizes, iria ter aquele entusiasmo de quando adentrou aquele templo pela primeira vez, renovaria suas energias.

Irei ser um eterno aprendiz, inocente, entusiasmado, voraz com vontade de aprender irei ser um eterno aluno dessa escola que é a vida.

Narjan Santos Rodes
ARLS Aquidaban 52-A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.