10 julho, 2010

Brasília recebe a Ordem DeMolay brasileira.

Cerca de 700 pessoas participaram, nos dias 02 e 03 de julho, do VI Congresso Nacional da Ordem DeMolay – CNOD -, realizado na capital federal, Brasília. DeMolays, Maçons, Filhas de Jó, Garotas do Arco-Íris e Familiares acompanharam um dos maiores eventos da história da Ordem no País, marcado por grandes emoções, despedidas e um incrível clima de fraternidade.


O palco do evento foi o Centro de Convenções Ulisses Guimarães – CCUG -, um dos maiores locais de evento da América Latina, que, durante dois dias, esteve repleto de integrantes da Família Maçônica, percorrendo salões e salas de discussão, aprendendo e ensinando um pouco das experiências obtidas com a Ordem DeMolay ao longo dos anos.


Antes da abertura, na noite de sexta, a Associação Alumni DeMolay Brasil – ADAB – realizou o Congresso Nacional da DeMolay Alumni Brasil – CONDAB – e teve a nova diretoria eleita para o período 2010/2011 (veja aqui). Paralelamente, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB – montava a Sala VIP e iniciava o atendimento aos Grandes Conselhos Estaduais e aos membros da Ordem DeMolay.

Na Cerimônia de Abertura, uma prévia das emoções que estavam por vir. Os Estados ingressaram no auditório ao som da banda da Polícia Militar, trazendo a bandeira conduzida pelo Grande Mestre Estadual e pelo Mestre Conselheiro Estadual, enquanto o Mestre de Cerimônias apresentava um pouco da história daquele Estado.
A Associação Brasileira de Filatelia Maçônica coordenou o lançamento do selo comemorativo aos 30 anos da Ordem DeMolay no Brasil, uma parceria entre o SCODRFB e os Correios. Algumas autoridades que compunham a mesa fizeram a obliteração da estampa, que agora faz parte dos arquivos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ainda na abertura, os três integrantes do DeMolay International, Greg Kimberling, Frank Kell Jr. e Steve Crane testemunharam a evolução da Ordem no Brasil e parabenizaram as atividades desenvolvidas pelos Capítulos e Organizações Afiliadas.

Durante sábado, as discussões na Assembleia Geral e nas reuniões dos Grupos de Trabalho trouxeram novidades aos rumos da Ordem DeMolay no Brasil. Mestres Conselheiros e Presidentes de Conselho Consultivo realizaram a votação das propostas de alteração estatutária, escolheram os novos líderes juvenis para o período 2010/2011 e a cidade sede do VIII CNOD, em 2012. Rodrigo Lins de Melo da Costa e Silva (PE) e Luis Fernando Saueia Marques (MS) foram eleitos Mestre Conselheiro Nacional e Mestre Conselheiro Nacional Adjunto e terão a dura missão de substituir os jovens José Torres Coura Neto e Yuri Durval Trindade. A cidade brasileira que tem um Belo Horizonte será a capital da Ordem DeMolay brasileira em 2012. BH foi escolhida por unanimidade e já começa os preparativos desde agora. As alterações estatutárias serão publicadas na área restrita do site assim que disponibilizadas pela Grande Secretaria do SCODRFB.

Os Grupos de Trabalho sobre Ordens Paramaçônicas, Ordem de Cavalaria e Ordem dos Escudeiros foram bem movimentadas e na sala destinada aos Cavaleiros, a Comissão de Relações Fraternais apresentou o site exclusivo da Ordem de Cavalaria e a nova edição dos Rituais de Nobre Cavaleiro e do Ébano, traduzidos mais uma vez para o português.

No final da manhã, o Senador Cristovam Buarque conversou com a juventude sobre temas essenciais para a realidade brasileira na atualizada como a educação e o sistema de cotas nas universidades públicas. Em seu blog, o Senador pelo Distrito Federal relatou a experiência de falar à Ordem DeMolay.

Uma grande surpresa foi reservada para a tarde do sábado. DeMolays do Capítulo Luz, Amor e Vida nº 403, Goiânia – GO, apresentaram a 4ª edição do Ritual dos Graus e Cerimônias da Ordem DeMolay. Vestidos com os mesmos trajes da época, 22 oficiais realizaram a Cerimônia de Abertura e de Encerramento das reuniões de um Capítulo, além de algumas formações presentes nos rituais secretos da Ordem DeMolay. O trabalho foi desenvolvido pela Comissão de Ritual e Liturgia do Supremo Conselho e foi elogiado pelo Sênior DeMolay Frank Kell Jr., iniciado em 1952 e que recebeu o Grau de Chevalier das mãos do próprio fundador da Ordem, Frank S. Land.

Os momentos finais do CNOD foram marcados pela emoção da posse das novas lideranças juvenis e dos novos membros do DeMolay International, Sandro Romero T. Pedrosa, Guilherme Augusto Aguiar e Carlos Eduardo Braga Farias. O jovem José Torres Coura Neto chorou copiosamente ao agradecer o apoio que recebeu durante a administração do Gabinete Nacional 2009/2010 e os integrantes da mesa parabenizaram a Comissão Organizadora do VI CNOD. Depois de momentos emocionantes, a Ordem DeMolay brasileira despediu-se de Brasília e aguarda a chegada do VII CNOD, na gaúcha cidade de Tramandaí.

Quer saber mais sobre o VI CNOD? Esse texto foi apenas um aperitivo. Acompanhe o Boletim Especial da Revista DeMolay Brasil, que será lançado na semana que vem e estará disponível na internet.


Fonte: DeMolay Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.